Segunda-feira, 14 de Agosto de 2006
NATUREZA 02

Negociações com o MCOTA - O que nos espera!?

"A aproximação da realização da segunda reunião com os representantes do Ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, marcada para o próximo dia 16 de Abril, leva-nos a questionar que expectativas temos para a mesma.

Como oportunamente a Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública divulgou em comunicado dirigido aos Vigilantes da Natureza, muito pouco de concreto foi possível alcançar na primeira reunião o que, das duas uma, pode evidenciar uma estratégia deliberada de fazer passar o tempo sem que nada de objectivo resulte das negociações, ou pode significar que faltou ao MCOTA a definição das linhas de actuação no processo em que diz querer estar envolvido.

Ainda que com cepticismo, aceitámos marcar uma segunda reunião, onde questões e propostas muito mais concretas deverão ser debatidas: FORMAÇÃO PROFISSIONAL e UNIFORMES.

O cepticismo que temos, resultado de muitos contactos infrutíferos, de muitas reuniões frustradas, de promessas mil, de silêncios prolongados e de indiferenças perante problemas constantes, pode esbater-se se o MCOTA demonstrar inequivocamente a sua vontade de dar resposta às reivindicações apresentadas e que no essencial têm a ver com a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos Vigilantes da Natureza.

Como todos sabemos, os "ventos" não estão de feição para os trabalhadores da Administração Pública, nem para as funções sociais que o Estado deve desempenhar - a preservação do Ambiente e da Natureza é uma delas(!).

Logo, são de esperar dificuldades mil até vermos concretizadas as aspirações que temos. Tal como aconteceu com o processo de negociação do Decreto-Lei nº 470/99(Regime de Trabalho dos Vigilantes da Natureza).
Ou já nos esquecemos que por três vezes iniciámos o processo e o vimos abrupta e injustificamente interrompido pelo Ministério do Ambiente?

Desistimos na altura? Não!

Ganhámos forças, voltámos a lutar e a negociar. O resultado acabou por aparecer.

Se não fosse assim, teríamos tido ocasião de ver o 470/99 aprovado, com o conteúdo que o mesmo tem, favorável aos Vigilantes da Natureza?

Claro que não!

Daí a necessidade de, em forte unidade, com muito empenho e persistência, darmos continuidade a este processo."


Rui Raposo, rraposo@fnsfp.pt
Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública
Responsável pelo Grupo de Trabalho dos Vigilantes da Natureza

P.S.: Entretanto, após se ter recebido este artigo, o MCOTA mais uma vez adiou a reunião marcada, a qual passou para dia 21/04. Vamos a ver se realmente vai acontecer!

Sexta-feira, Abril 09, 2004

Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio, convida representantes de Vigilantes da Natureza para visita a Áreas Protegidas 

Por convite do Exmº. Senhor Presidente da Republica, a Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza, como única entidade associativa e representativa de Vigilantes da Natureza, legalmente constituída, vai acompanhar a visita que o Sr. Presidente vai efectuar ao Parque Natural do Tejo Internacional.

Irá tentar sensibiliza-lo para os graves problemas que os Vigilantes da Natureza enfrentam assim como tentar obter o seu apoio para que os mesmos se resolvam!

È um convite que muito nos honra e que esperamos ser frutífero, constatando-se pois que também à Presidência da Republica já chegou a informação da situação problemática que os Vigilantes da Natureza enfrentam, mas também a de que os Vigilantes da Natureza, após 30 anos de existência e de outros tantos de trabalho de campo, bastantes e fiáveis informações podem dar sobre o estado actual da conservação da natureza e da preservação do meio ambiente, assim como dos resultados que após estes anos todos foram obtidos!

Esta divulgação dos Vigilantes da Natureza, das suas actividades, dos seus problemas e da importância da sua existência, deve-se principalmente ao esforço permanente de dois deles, o Francisco José Semedo Correia do ICN e o Nuno Jorge Roque Cardoso da CCDR-Centro.



publicado por cm30ativo às 10:55
link do post | comentar | favorito

blogs SAPO
VER
DEUS E A NATUREZA-VER
CARTA DA MAE NATUREZA-VER
COISA MAIS BELA NATUREZA-VER
ADMIRAR NATUREZA-VER
MARAVILHAS DA NATUREZA-VER
VIAJAR NAS PROFUNDEZAS DO OCEANO-VER
SERRA DA CANASTRA-VER
KUANDO A CHUVA PASSAR-OUVIR
mais sobre mim
posts recentes

PRESERVA AMBIENTAL

INSTITUTO DA AGUA 1

NATUREZA 7

NATUREZA 06

NATUREZA 05

NATUREZA 04

NATUREZA 03

NATUREZA 02

NATUREZA 01

Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
28
29
30
31